Atitude

1 João 2.28-29

28 Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda. 29 Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 3.3

1 Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.
2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.
3 Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

Comentário:

No devocional passado vimos que João enfatizou que Deus é luz, indicando Sua santidade, veracidade e justiça. Nesta semana, seremos desafiados a refletir sobre uma segunda característica essencial de Deus, apresentada no verso 1 do capítulo 3.

O trecho de hoje nos mostra que a nossa filiação está totalmente relacionada com o amor de Deus. Contam testemunhos que, quando missionários dinamarqueses nomearam alguns convertidos da ilha de Malabar para traduzir escritos da fé cristã que mencionavam o privilégio dos crentes se tornarem filhos de Deus, um dos tradutores se espantou com tal ousadia, refletiu e disse: “É demais; é preferível traduzi-la por ‘Ser-lhes-á permitido beijar-Lhe os pés’”.

Qual é o encorajamento do verso 28, do capítulo 2? O verso 29, mais uma vez, demonstra que aqueles que alegam ter comunhão com Deus devem refletir Seu caráter. Que outro tipo de identificação teremos com nosso Pai (3.1)?

Fazer parte da família de Deus é estar em processo de transformação, para refletir as características dessa família: a semelhança com o Filho, que é “a cara do Pai”. Esse processo continuará até a segunda vinda de Cristo, quando seremos finalmente transformados (v. 2).

Tendo isso em mente, releia o versículo 3, do capítulo 3, e busque a atitude que ele menciona.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional)
DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão