Convicção

1 João 5.6-13

6 Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7 Há três que dão testemunho: 8 o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9 Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho. 10 Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho. 11 E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. 13 Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

Após declarar que Jesus é o Filho de Deus (v. 5), João apresenta a segunda convicção: no Filho de Deus está a vida eterna. O crente deve se apegar a essa certeza, e nela encontrar descanso, pois ela não é fruto de uma teoria que alguém formulou ou de um sistema religioso; é o testemunho que o próprio Deus dá a respeito de Cristo (v. 9). João apresenta, então, três que dão testemunho: a água, o sangue e o Espírito.

O que significa que Jesus veio por meio de água e sangue? Ainda que alguns entendam que esta é uma alusão ao batismo do crente e sua participação na Ceia, ou ainda ao sangue e água que saíram do lado perfurado de Jesus (Jo 19.34), devemos entender essa expressão como referência ao batismo de Jesus nas águas e Sua crucificação. O batismo de Jesus confirmou que Ele era o Cristo, e Sua morte confirmou sua humanidade.

E o Espírito Santo também testemunha, confirmando no coração do crente que Jesus é o Filho de Deus (v. 10a). Lembre-se que estamos falando de convicção. O versículo 13 é uma das vezes em que João deixa claro por que escreveu.

Ele quer que seus leitores tenham certeza de que por terem crido em Cristo, pertencem a Deus e já têm a vida eterna. João deixa claro de que existem aqueles que creem e aqueles que não creem. Existem aqueles que têm a vida eterna e existem aqueles que não têm a vida eterna.

Qual sua convicção de salvação? Se você já creu em Jesus, você já tem a vida eterna. Parece óbvio, mas o óbvio precisa ser dito.
Fale dessa convicção com outros crentes.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional)
DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão