Deus é Amor

1 João 4.7-12

7 Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

A palavra “amor” é um dos termos mais enfatizados nas cartas de João, aparecendo quarenta e três vezes, em diversas formas. Marque as várias ocorrências dessa palavra (e do verbo amar) no trecho de hoje.

De acordo com os versículos 7 e 8, responda: Como Deus é descrito? A quem devemos amar? De onde vem o amor? O que é dito sobre aquele que ama? E sobre quem não ama? De acordo com os versos 9 e 10, como o amor de Deus é manifestado?

R. N. Champlin comenta que “o próprio Filho de Deus amou e Se sacrificou a Si mesmo. O amor, portanto, sempre envolve sacrifício”. Diante disso, o que devemos fazer (v. 11)? “O amor divino é a motivação para o amor fraternal, que capacita os crentes a experimentar plenamente a vida e o amor de Deus”, conclui Carlos Osvaldo Pinto.

A afirmativa do verso 12 certamente se baseia no trecho de João 1.18. Quando somos transformados à imagem de Cristo, refletimos a natureza moral de Deus. O amor é o principal atributo moral, que é o resumo de toda retidão. Portanto, quando amamos, damos evidência de que temos comunhão com o Deus de amor.

Motivado pelo amor do Deus que é amor, você deve amar aos seus irmãos. Demonstre esse amor hoje de forma prática para um familiar ou irmão em Cristo.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional)
DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão