Deus é o seu Pai

1 João 3.4-10

4 Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 5 Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado. 6 Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu. 7 Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8 Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 9 Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. 10 Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.

Comentário:

Além de apresentar aqueles que são filhos de Deus, João apresenta características daqueles que não o são. Mais uma vez, citamos Carlos Osvaldo Pinto, que escreve: “A comunhão com o Deus amoroso baseada na prática da justiça ajuda a distinguir entre filiação divina e satânica”.

Que definição de pecado encontramos no verso 4? Qual foi a atitude de Cristo, segundo os versos 5 e 8b? Que critérios encontramos no verso 6?

A expressão “não está no pecado” não faz referência a um estado de perfeição, impecável, mas explica que o estilo de vida do crente não deve ser marcado pelo pecar, mas pela obediência a Cristo.

Isso se aplica também à expressão “não pratica o pecado”, que aparece nos versos seguintes (vv. 8, 9). No verso 7, mais uma vez João faz menção ao grupo de falsos mestres que tentava enganar os crentes. Esse grupo não tinha o mestre Jesus como seu ideal de vida, a quem eles deveriam imitar. O que o apóstolo diz (v. 7b)? Aqueles que não são filhos de Deus são filhos de quem (v. 8)?

Com base na declaração objetiva do verso 10, avalie seu estilo de vida. Sua vida é marcada pela prática do pecado ou da justiça? As pessoas olham para você e percebem que Deus é o seu Pai? Hoje, ore a Deus para ser transformado em uma área que você ainda não é obediente a Ele, para que você seja cada vez mais “a cara do Pai”.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional)
DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão