Falsos Mestres

2 João 1.7-13

7 De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo. 8 Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente. 9 Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. 10 Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. 11 Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas. 12 Tenho muito que lhes escrever, mas não é meu propósito fazê-lo com papel e tinta. Em vez disso, espero visitá-los e falar com vocês face a face, para que a nossa alegria seja completa. 13 Os filhos da sua irmã eleita lhe enviam saudações.

A dureza de João ao combater os falsos mestres mostra a seriedade do assunto. Em se tratando de hereges, “pegar leve” poderia levar à destruição do trabalho dos apóstolos (v. 8). Muitos crentes e igrejas que já deram muitos frutos para Deus e andaram em comunhão com Ele perderam a confiança, a alegria e a utilidade da vida cristã porque passaram a seguir ensinos falsos. João chama os falsos mestres de enganadores e anticristos.

Eles têm aparência de serem verdadeiros, na sua linguagem, no que fazem, por isso conseguem enganar. Anticristo é alguém que vai contra Cristo, colocando-se no lugar dEle. Embora esse título diga respeito a uma pessoa que surgirá nos últimos tempos, João está dizendo que o espírito que estará por trás daquele líder já usa a vida de todo aquele que ensina heresias. João diz que eles não confessam que Jesus veio em carne.

Há muitas religiões que dizem que Jesus foi um espírito, mas não um homem como nós. Além disso, eles “vão além” do ensino de Cristo, isto é, eles dizem pregar o evangelho de Cristo, mas acrescentam na mensagem outros ensinos que a tornam venenosa para a alma.

A igreja não deveria receber em casa (o correspondente a não deixar ensinar a igreja) nem cumprimentar essas pessoas (v. 10). Cumprimentar poderia indicar parceria.

Há muitas heresias rondando e se infiltrando na igreja de hoje. Peça a seu pastor um tempo para vocês conversarem sobre falsos mestres. Peça também conselho sobre como discernir e agir diante deles.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional) DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão