A Luz de Deus

1 João 2.7-11

7 Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram. 8 No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz. 9 Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. 10 Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. 11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

Comentário:

Aqueles que andam com o Deus que é luz têm, também, seus relacionamentos iluminados. Um dos temas centrais dos escritos joaninos é este: o amor é o guia da família de Deus. João já havia falado sobre isso em seu evangelho (Jo 13.35; 14.21 e 15.10).

Champlin comenta que “a obediência aos mandamentos de Deus é uma prova de nossa comunhão com Ele. Mas a obediência também gera o amor, e o amor, por sua vez, aumenta a obediência”. Os falsos mestres gnósticos eram altivos e desprezavam os crentes. Isso era uma prova (junto a outras) de que eles não pertenciam a Deus.

O mandamento sobre o amor, apesar de já estar presente no Antigo Testamento, se renovava na demonstração de Cristo na cruz e na prática cotidiana dos crentes (vv. 7, 8). Nos versos 9 a 11, o amor é ligado à luz, e o ódio, às trevas. O teólogo Gordon Chown, escreve: “Na Bíblia, o ódio e o amor são qualidades morais que não são primordialmente sentimentos, mas atitudes manifestas em ações”.

O verso 11 fala de alguém que não apenas não vê, mas que se tornou cego. Quando não usamos nossa visão, seu potencial é atrofiado.

Permita que a luz de Deus foque seus relacionamentos hoje. Existe alguém que você odeia na prática, mesmo que não declare isso? Mude de atitude e demonstre que você está na luz de Deus.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional)
DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão