A Luz de Deus

1 João 2.12-17

12 Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus. 13 Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno. 14 Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. 15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. 17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Comentário:

O trecho de hoje contém uma mensagem de confiança e cuidado. A tradição nos diz que o idoso apóstolo João costumava se dirigir aos crentes em geral como “filhinhos”. Comentaristas ficam divididos quanto aos termos “pais” e “jovens”, sobre se eles se referem a faixas etárias ou níveis espirituais.

De qualquer forma, fica claro que João nos ensina que os crentes, independente da idade, desfrutam perdão e comunhão com o Pai (vv. 12, 13b), conhecimento pessoal prático de Jesus (vv. 13a, 14a) e vigor espiritual que os capacita a sustentarem sua vitória contra Satanás (vv. 13b, 14b).

Quando fala sobre o “mundo”, o autor não se refere ao mundo das pessoas (Jo 3.16), nem ao mundo criado (Jo 17.24), mas ao sistema pecaminoso, controlado por Satanás e originado contra Deus. Devemos rejeitar uma mentalidade mundana, que impede o verdadeiro amor a Deus (v. 15), procede do mundo, e não de Deus (v. 16), e produz prazeres apenas passageiros, e não eternos (v. 17).

Agostinho usa a ilustração de uma correnteza para se referir às coisas transitórias do mundo, sendo Cristo uma árvore acima da correnteza.

Ele diz: “Estás sendo levado em rodopios pela correnteza? Agarra-te na madeira. O amor do mundo está te levando correnteza abaixo? Agarra-te em Cristo…. Une teu coração à eternidade de Deus, e será eterno juntamente com Ele”.

Hoje, avalie seus hábitos e responda: Meus hábitos revelam amor a quem?


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional)
DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão