Ore pela sua igreja

3 João 1.9-15

9 Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe. 10 Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja. 11 Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus. 12 Quanto a Demétrio, todos dão bom testemunho dele, inclusive a própria verdade. Nós também damos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro. 13 Tenho muito que lhe escrever, mas não desejo fazê-lo com pena e tinta. 14Espero vê-lo em breve, e então conversaremos face a face. 15 A paz seja com você. Os amigos daqui lhe enviam saudações. Saúde os amigos daí, um por um.

Toda igreja tem problemas, e a Bíblia não esconde isso. Devemos fazer o possível para a solução dos problemas da igreja (que, na verdade, são problemas das pessoas da igreja, incluindo nós mesmos). Quando o problema é o mau exemplo dos crentes, a primeira coisa que devemos verificar é se somos bons exemplos, na área ruim daquela pessoa, ou em outras.

A igreja de Gaio tinha um problema chamado Diótrefes, um homem orgulhoso (“gosta muito de ser o mais importante entre eles”) e tirano. Com relação aos apóstolos, ele não acatava suas instruções (v. 9), e falava mal (v. 10); com relação aos mestres itinerantes, não os recebia, não deixava que outros os recebessem e usava sua autoridade para expulsar pessoas da igreja (v. 10). João se comprometeu a enfrentar pessoalmente Diótrefes; enquanto isso, Gaio deveria continuar firme em fazer o que é certo (v. 11).

Para não pensarmos que tudo estava perdido, João menciona outro bom exemplo: Demétrio (v. 11). Talvez ele tenha sido o responsável por entregar 3João nas mãos de Gaio. Nesse caso, Gaio teria outra oportunidade de praticar a hospitalidade que Diótrefes desprezava.

Quais são os problemas da sua igreja? É até possível que sua igreja tenha enfrentado a triste realidade de líderes que querem chamar a atenção para si. Ore pela sua igreja, ore pela liderança, ore pelas pessoas que causam confusão e lembre-se: a melhor maneira de resistir ao mal é praticando o bem.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional) DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão