Seja Hospitaleiro

3 João 1.1-8

1 O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade. 2 Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma. 3 Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade. 4 Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade. 5 Amado, você é fiel no que está fazendo pelos irmãos, apesar de lhe serem desconhecidos. 6 Eles falaram à igreja a respeito deste seu amor. Você fará bem se os encaminhar em sua viagem de modo agradável a Deus, 7 pois foi por causa do Nome que eles saíram, sem receber ajuda alguma dos gentios. 8 É, pois, nosso dever receber com hospitalidade a irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade.

Essa carta foi escrita para Gaio, aparentemente um discípulo de João (v. 4) e líder da igreja. Em sua época, pessoas iam de cidade em cidade fortalecendo as igrejas pelo ensino e pregação da Palavra. Eram os mestres itinerantes. Embora os falsos mestres fizessem o mesmo, João queria encorajar Gaio a continuar recebendo e cuidando dos verdadeiros mestres do evangelho.

Quantos elogios você consegue contar nos versículos de hoje? Todos podem ser associados à hospitalidade de Gaio. Hospitalidade é a capacidade de receber e tratar bem pessoas que não são do nosso convívio. No Novo Testamento, a palavra significa literalmente “amor pelo estrangeiro”. Deus sempre quis que a hospitalidade fosse marca do Seu povo, não só por uma questão cultural, mas porque os próprios israelitas foram estrangeiros no passado (Êx 22.21; 23.9; Lv 19.34).

Hospitalidade não é uma capacidade que Deus dá a algumas pessoas, mas uma ordem para todos os crentes (Rm 12.13; Hb 13.2). É também uma das características exigidas dos líderes espirituais (1Tm 3.2).

Talvez você nunca precisou dormir na sala para ceder seu quarto a alguém de fora, mas como você recebe um jovem que está vindo pela primeira vez na igreja? Você vai conversar com ele e tenta inseri-lo no seu grupo? Essa é uma maneira bem prática de ser hospitaleiro.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional) DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão