Nas trevas ou na Luz?

1 João 1.5-10

 5 Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. 6 Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Comentário:

Após ter introduzido o tema da carta nos versos de ontem, João apresenta duas características essenciais de Deus, que podem nos servir como espelho para avaliarmos nossa comunhão com Ele. Qual é a característica apresentada no trecho de hoje (v. 5)? A luz representa o que é bom, verdadeiro e santo. As trevas, o que é mau, falso e pecaminoso.

Se afirmarmos que temos comunhão com Deus, o nosso estilo de vida deve refletir Suas características (v. 6). O que o verso 7 nos ensina? Ter comunhão é estar em união viva e espiritual com Deus. Essa comunhão só é possível quando temos nossos pecados, que nos separam de Deus (Is 59.2; Rm 3.23), purificados pelo sangue de Jesus Cristo (v. 7).

Aliás, falar sobre PECADO é essencial quando buscamos a comunhão com Deus, tanto que essa é a palavra-chave desta carta (27 ocorrências). É impossível pregar a comunhão com Deus ignorando o PECADO! Qual é a afirmação dos versos 8 e 10 sobre nossa situação? Qual é a solução apresentada no verso 9? Esse verso mostra que a maneira de Deus lidar com aqueles que, humildemente, confessam seu pecado estará de acordo com a Sua natureza e com o Seu compromisso com Seu povo (Sl 143.1).

Diante disso, reflita: Você está andando nas trevas ou na luz? Separe alguns minutos para confessar humildemente seus pecados a Deus, em arrependimento e fé. Confie na fidelidade e na justiça de Deus para o perdoar.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional)
DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão