Vencer o Mundo

1 João 5.1-5

1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado. 2 Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. 3 Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 4 O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

Na primeira carta de João, o apóstolo apresentou os critérios que permitem ao crente diagnosticar como vai sua comunhão com Deus. Seu propósito era também dar uma “vitamina” que fortalecesse os crentes contra a “virose” de uma heresia que ficaria conhecida como gnosticismo. Até terça-feira, veremos algumas convicções que servem como fortalecimento da comunhão do cristão com Deus.

A primeira delas é: quem é nascido de Deus, ama a Deus e aos irmãos. Aquele que aceita que Jesus é o Messias prometido por Deus (“Cristo”, v. 1) para morrer no lugar do pecador, bem como o próprio Deus encarnado (“Filho de Deus”, v. 5), entra num relacionamento filial com Deus. Para esses, amar o Pai é amar também os irmãos (vv. 2, 3). Em que sentido amar os irmãos não é um mandamento pesado (v. 3)?

Sabemos por experiência que se sacrificar pelo irmão não é fácil. O discípulo de Cristo, porém, trocou o fardo insuportável do pecado pelo jugo de Cristo (Mt 11.28-30). Em outras palavras, submetendo-se a Cristo e contando com a ajuda dEle para amar o irmão, o cristão obediente descobre o poder de Deus para amar. Quem pratica a fé que vence o mundo vivencia essa vitória no amor ao irmão.

Pense em alguém da igreja que você não consegue amar. Você está disposto a “vencer o mundo” no seu relacionamento com essa pessoa? Submeta-se a Cristo e obedeça Sua ordem de sacrificar-se por ela.


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional)
DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão