Verdadeiro ou Falso?

1 João 4.1-6

1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; 3 mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. 4 Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. 5 Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

“O sucesso de um falsificador de moedas depende de quão parecida a moeda falsa se torna com a genuína. A heresia não é uma negação completa da verdade, e sim uma perversão da verdade”, afirmou A. W. Pink.

A heresia do gnosticismo tentava enganar sutilmente os crentes. Eles falavam de Jesus, mas negavam Sua humanidade de duas maneiras: 1) Diziam que Jesus apenas parecia ter um corpo (docetismo); 2) Outros diziam que o Cristo divino uniu-se ao homem Jesus no batismo, abandonando-o antes de morrer (cerintismo).

João combate esses ensinos no trecho de hoje. A batalha contra os falsos mestres realmente é espiritual. O mestre verdadeiro fala da parte de Deus, guiado pelo Espírito Santo; já o falso mestre fala sob influência de espíritos malignos (v. 1). Como podemos distinguir o verdadeiro do falso (vv. 2, 3)?

No verso 4, João declara a vitória dos crentes sobre os falsos mestres, pois o Espírito de Deus que está neles é maior que os espíritos mundanos. Infelizmente, a mensagem falsa engana a muitos, a ponto de lhes parecer verdadeira (v. 5). Aqueles que são filhos de Deus naturalmente darão ouvidos a outros filhos de Deus, que lhes trazem uma mensagem que os beneficia espiritualmente (v. 6).

Como você tem se preparado para não ser enganado pelos falsos mestres? Que tal pedir para seu líder algum material que o ajude a saber mais sobre seitas e heresias?


Devocionais nas cartas de João – Textos na versão NVI (Nova Versão Internacional) DANIEL SIMÕES – extraído do Diário de Hora Silenciosa da organização Palavra da Vida, usado com permissão